terça-feira, 27 de outubro de 2009

Green Hemp

E agora um que poderá ser mais ou menos "controverso". LOL

Para mim, não é. Apesar de o símbolo e tipo de folha ser semelhante ao da marijuana, o cânhamo é uma planta da mesma família (Cannabis) mas diferente. Diferente porque a quantidade de THC (as substâncias com efeitos psicotrópicos presentes na marijuana) é muito inferior e não suficientes para ter efeitos sobre a psique humana.

É uma planta muito versátil e com inúmeras aplicações industriais. É muito utilizada na indústria têxtil pois as suas fibras são 5 vezes mais resistentes do que as do algodão.

Neste blog poderão ler vários exemplos das suas aplicações e dúvidas relacionadas com a plantação de cânhamo e legislação associada, se tiverem curiosidade.

Usada na alimentação: "As sementes de cânhamo têm uma proporção de ómega 3 e 6 ideal para a saúde humana. São igualmente ricas em minerais e em aminoácidos essenciais, o que as torna numa fonte completa de proteínas. Pela sua riqueza nutricional podem mesmo ser consideradas um super alimento da natureza."

Na cosmética: "O uso de óleo de cânhamo na cosmética tem evidentes benefícios para a pele, devido às propriedades hidratantes, protectoras e rejuvenescedoras das sementes."

Concluindo: "O Cânhamo é uma planta com um potencial enorme. É a colheita agrícola com o crescimento mais rápido, é boa para a terra e não usa químicos no seu cultivo. O Cânhamo providencia uma miríade de utilidades valiosas, incluindo têxteis, geração de energia, papel, materiais de construção, materiais compostos não urdidos para a construção automóvel e outras indústrias, bio-plásticos, comida, cosméticos e muito mais.
O Cânhamo pode ajudar-nos a mudar para uma economia sustentada pelos hidratos de carbono, porque é o maior produtor de biomassa de qualquer cultura agrícola no planeta. Isto tem um potencial tremendo para qualquer sistema gerador de energia por biomassa e também é matéria-prima para bio-plásticos que são completamente biodegradáveis e não contaminam o solo depois de decompostos nem emitem gases nocivos se incinerados."


E pronto, espero que achem a leitura interessante. Tanto quanto eu achei. Não fazia ideia destas potencialidades de uma planta tão comummente confundida com algo devastador. E ilegal!

Isto para dizer que gostei muito deste molde e do respectivo aroma para este sabonete com aroma a... Cânhamo! ;) Tem um cheiro bastante agradável.

Sem comentários:

 
Add to Technorati Favorites